sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Atividades da E.M.E.F. Santa Rita.





COMENTÁRIO SOBRE O PRIMEIRO ENCONTRO



O impacto social negativo quando ocorre um acidente de trânsito resulta em danos materiais, morais muitas vezes irreversíveis.
As pessoas envolvidas juntamente com sua família, vizinhos, parentes vivem momentos de angústia, medo, sensação de que tudo pode acontecer novamente, associam as cenas que presenciaram com fatos já acontecidos limitando sua capacidade de superação, ficam apreensivas e passam essa insegurança para os filhos e pessoas próximas.
Muitos motoristas procuram atendimento psicológico para a reabilitação mental e social, além dos gastos econômicos referente a experiência negativa.
O impacto na sociedade interfere no dia a dia das pessoas quanto ao resultado de estatísticas de acidentes com mortes e danos materiais.
Os dados que são apresentados pelos meios de comunicação quando ocorre um acidente envolvendo um ou dois carros com duas mortes; outro com vários automóveis somente com danos materiais, o povo acha comum e normal acontecer tais fatos, devido a freqüência dessas ocorrências, na mentalidade coletiva isso já faz parte.
Se perguntarmos em uma enquête sobre a causa dos acidentes certamente as pessoas apontam as estradas esburacadas, a impaciência, mas a prioridade está em formar idéias que culminem com a educação no trânsito, onde a vida está em primeiro lugar.
Se cada indivíduo condutor ou pedestre fizer a sua parte, independente , se o outro está ou não em concordância com a lei, o resultado será em benefício de todos.
.............................................................................................................

COMENTARIO SOBRE A LEGISLAÇÃO DO TRÂNSITO


O sistema nacional de trânsito tem por finalidade o exercício de todas as atividades referentes ao trânsito, desde o planejamento até o julgamento das penalidades.
Os órgãos e entidades tem como prioridade a defesa da vida, nela incluída a preservação da saúde e do meio ambiente.
Todos os cidadãos devem conhecer as leis do trânsito e praticá-las para garantir a sua segurança e dos outros. Quem desrespeita torna-se infrator sujeito a penalidades e medidas administrativas.
A via terrestre é a superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais.
O veículo é dotado de mecanismos utilizados para transportar ou conduzir pessoas, mercadorias e animais de um lugar para outro.
As vias podem ser urbanas e rurais. A velocidade máxima permitida para a via é indicada pela sinalização, o condutor deve obedecer a velocidade indicada pelo sinal; sendo respeitadas as condições de transito e da via, sendo compatível com a segurança , evitando ser fator de risco para os demais usuários.
Todo condutor deverá ter informações detalhadas sobre o veículo para que possa dirigir com segurança, economia e preservação do meio ambiente.
Tanto o condutor como o pedestre devem saber as formas e atitudes para evitar acidentes, conscientizando-se da importância de praticá-las para desenvolver um trânsito seguro.



COMENTÁRIO SOBRE AS OFICINAS


A realização da oficina didática foi importante porque oportunizou aos participantes do curso a confecção de matériais didático referentes ao trânsito, através da utilização de lixo reciclável como: papelão, tampinhas, embalagens, garrafas pet, etc...
Os cursistas divididos em grupos foram responsáveis pela confecção de maquete( carros, prédios, casas, igrejas, praças) e sinais de trânsito.
A experiência foi enriquecedora para todos os participantes pois tornou mais dinâmico o trabalho realizado anteriormente com as palestras.



ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTA RITA

PROFESSORAS : ROSA MARIA VENTURA E SANDRA MARA PINHEIRO