quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Atividades da E.M.E.F. Santa Rita.
COMENTÁRIO SOBRE O PRIMEIRO ENCONTRO
O impacto social negativo quando ocorre um acidente de trânsito resulta em danos materiais, morais muitas vezes irreversíveis.
As pessoas envolvidas juntamente com sua família, vizinhos, parentes vivem momentos de angústia, medo, sensação de que tudo pode acontecer novamente, associam as cenas que presenciaram com fatos já acontecidos limitando sua capacidade de superação, ficam apreensivas e passam essa insegurança para os filhos e pessoas próximas.
Muitos motoristas procuram atendimento psicológico para a reabilitação mental e social, além dos gastos econômicos referente a experiência negativa.
O impacto na sociedade interfere no dia a dia das pessoas quanto ao resultado de estatísticas de acidentes com mortes e danos materiais.
Os dados que são apresentados pelos meios de comunicação quando ocorre um acidente envolvendo um ou dois carros com duas mortes; outro com vários automóveis somente com danos materiais, o povo acha comum e normal acontecer tais fatos, devido a freqüência dessas ocorrências, na mentalidade coletiva isso já faz parte.
Se perguntarmos em uma enquête sobre a causa dos acidentes certamente as pessoas apontam as estradas esburacadas, a impaciência, mas a prioridade está em formar idéias que culminem com a educação no trânsito, onde a vida está em primeiro lugar.
Se cada indivíduo condutor ou pedestre fizer a sua parte, independente , se o outro está ou não em concordância com a lei, o resultado será em benefício de todos.
.............................................................................................................
COMENTARIO SOBRE A LEGISLAÇÃO DO TRÂNSITO
O sistema nacional de trânsito tem por finalidade o exercício de todas as atividades referentes ao trânsito, desde o planejamento até o julgamento das penalidades.
Os órgãos e entidades tem como prioridade a defesa da vida, nela incluída a preservação da saúde e do meio ambiente.
Todos os cidadãos devem conhecer as leis do trânsito e praticá-las para garantir a sua segurança e dos outros. Quem desrespeita torna-se infrator sujeito a penalidades e medidas administrativas.
A via terrestre é a superfície por onde transitam veículos, pessoas e animais.
O veículo é dotado de mecanismos utilizados para transportar ou conduzir pessoas, mercadorias e animais de um lugar para outro.
As vias podem ser urbanas e rurais. A velocidade máxima permitida para a via é indicada pela sinalização, o condutor deve obedecer a velocidade indicada pelo sinal; sendo respeitadas as condições de transito e da via, sendo compatível com a segurança , evitando ser fator de risco para os demais usuários.
Todo condutor deverá ter informações detalhadas sobre o veículo para que possa dirigir com segurança, economia e preservação do meio ambiente.
Tanto o condutor como o pedestre devem saber as formas e atitudes para evitar acidentes, conscientizando-se da importância de praticá-las para desenvolver um trânsito seguro.
COMENTÁRIO SOBRE AS OFICINAS
A realização da oficina didática foi importante porque oportunizou aos participantes do curso a confecção de matériais didático referentes ao trânsito, através da utilização de lixo reciclável como: papelão, tampinhas, embalagens, garrafas pet, etc...
Os cursistas divididos em grupos foram responsáveis pela confecção de maquete( carros, prédios, casas, igrejas, praças) e sinais de trânsito.
A experiência foi enriquecedora para todos os participantes pois tornou mais dinâmico o trabalho realizado anteriormente com as palestras.
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SANTA RITA
PROFESSORAS : ROSA MARIA VENTURA E SANDRA MARA PINHEIRO
Atividades da Escola de Educação Infantil Vovó Chica.
Ultimas atividades:
Quinta 29-10:
- Retomada oral sobre o trânsito, como vieram pra escola, quem anda de moto, de bicicleta, a pé, o que passa na rua da escola,
- Organização dos alunos, em fila, para observação do que passa na rua da escola.
- Em sala, rodinha para relatarem o que viram passar na rua da escola.
- Desenho com anilina e cotonete em folha sulfite.
Terça 03-11:
- Conversa sobre o final de semana, relacionando com as vivências deles no trânsito. Alguém viu algum fato diferente no trânsito? Que regras “coisas” vocês acham que devemos ter ou fazer no trânsito?
- Hora do Conto: O Trânsito no Mundinho
- Desenho livre da história em folha sulfite.
Obs: Durante a exposição do livro as crianças já identificaram algumas placas como “pare”, o semáforo, a faixa de pedestre.
Sexta 06-11:
- Modelando com massinha de modelar coisas que tem no trânsito.
Segunda 09-11:
- Conversa sobre o final de semana.dos alunos, relacionando as brincadeiras e o trânsito com a obra de Portinari “Ronda Infantil” onde aparece crianças brincando em um lugar pouco arborizado, no meio da rua e não em um lugar seguro.
- Na quadra: brincando de roda.
- Na sala, desenho coletivo “releitura” da obra.
Sexta 13-11:
- Conversa informal sobre a trânsito e apresentação do filme “ Carros” na brinquedoteca.
- Desenho sobre o filme
Segunda 16-11:
- Construção da mini cidade. Conversa com os alunos sobre o que devemos construir para montarmos a nossa cidade. Com diversos materiais.
Quarta 18-11:
- Pintura coletiva com tinta “Cada um no seu lugar”, onde os alunos após serem questionados sobre o que deve circular na calçada, na rua e o que deve ter nos pátios da cidade, poderão desenhar livremente o que desejar no seu respectivo lugar.
Quinta 19-11:
- Brincando na mini cidade. No pátio da escola.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Relato das atividades realizadas com os alunos.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Atividades realizadas na E.M.E.I. Vovó Chica.
ATIVIDADES REALIZADAS:
Sexta: 23/10/09
- Rotina da turma
- Conversa sobre o. trânsito: "Quem sabe o que é trânsito?", "O que tem no trânsito?", "Quem sabe o que devemos fazer no trânsito?", "O que mais vocês sabem do trânsito?", "Que pessoas se envolvem nos acidentes?", "Para onde os acidentados vão?".
- Entrega da pesquisa para fazerem com os pais.
OBS: Os alunos apresentaram vários conhecimentos prévios referentes ao assunto como maneiras corretas de se comportar na rua, andar pelas calçadas, olhar para os lados, não andar sozinho pelas vias...
Segunda: 26/10/09
- Rotina da turma.
- Retomada oral sobre como foi realizada a pesquisa com a família: quem respondeu, o que vocês ficaram sabendo, o que vocês gostaram e/ou não de saber, como foi quando viram u acidente, quem cuidou da pessoas que se machucou, pra onde ela foi levada, será que é legal o trânsito, como isso é possível...
- A partir das respostas da pesquisa, foi produzido pelos alunos um pequeno texto referente ao que eles sabem sobre o que quer dizer trânsito.
1º) Será escrito no quadro, logo a professora irá passar para o papel pardo e expor no saguão.
OBS: As crianças relataram tudo o que conversaram com seus familiares durante a pesquisa, dizendo as pessoas que se acidentaram como ocorreu, com riqueza de detalhes os fatos.
Terça: 27/10/09
- Rotina da turma.
- Trabalhando com as figuras trazidas pelos alunos. Cada aluno recortará a figura e após deverá colá-la no painel onde estará escrito a palavra trânsito. Durante o recorte e colagem serão feitos os questionamentos referentes as imagens escolhidas por eles.
OBS: A garnde maioria das figuras eram de fatos tristes, contudo as crianças expressaram suas idéias e opiniões referentes aos acidentes e aos envolvidos.
(GREICE GOMES) - E. M. E. I. VOVÓ CHICA.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
quinta-feira, 22 de outubro de 2009
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
terça-feira, 13 de outubro de 2009
Projeto Educação para o Trânsito.
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
O Projeto Educação Para o Trânsito, na mídia.
Reportagem, do dia 18/09, sobre a reunião de preparação do Curso Educação Para o Trânsito, que foi realizada na 10ª CRE de Uruguaiana com a participação das seguintes pessoas coordenadoras do Projeto:
- Profª Sara Cardoso, Coordenadora da 10ª CRE.
- Prof. Protásio Pletsch, Coordenador da Equipe Pedagógica da 10ª CRE.
- Maria Aparecida Saldanha, Responsável pelo CFC Uruguaiana.
- Profª Edna Albuquerque, Psicóloga do CFC Uruguaiana.
- Profª Marlise Silveira, Assessora de Educação Ambiental da 10ª CRE.
- Profª Cledenir Dri,
Coordenadora do NTE da 10ª
CRE.
- Profª Mari Margot Kruger, represen-
tante da SEMED de Uruguaiana.
- Profª Ieda Salgado, instrutora das
aulas teóricas no CFC.
- Divania Pereira, Diretora de Ensino.
- Cristiano de Almeida, Instrutor do CFC Uruguaiana.